Ainda que não de um modo tão completo como o de Manolo, vou aproveitar uns minutinhos livres nesta tarde de 31 de Dezembro para fazer repasso pola hemeroteca deste blogue e resgatar os que, na minha opinião, são os artigos mais salientáveis de cada mês (lembrando que durante dous meses o blogue esteve parado). Desta maneira cumpro com cinco nobres tradições do jornalismo em linha e da blogagem em geral:
- Pôr em valor os conteúdos.
- Recuperar informação.
- Agendar informações atempoarais.
- Actualizar o blogue ‘a diário’, em especial para o primeiro dia do ano.
- Evitar escrever sob os efeitos do álcool 😀
Dito isto, aí os vão!
- Janeiro: De complexos e de dicionários. Ligado com a aceptação, por parte da RAG, do verbete greleiro a pedido da empresa Gadis. Também recomendável: Exijo ao BNG que se defenda.
- Fevereiro: Solidariedade com ‘Galicia Bilingüe’: eu também odeio os nacionalismos totalitários e excludentes. Revelações motivadas após uma leitura crítica dos postulados de Galicia Bilingüe. Também recomendável: O ridiculismo vencerá.
- Março: Dia das Letras 2009 para Ricardo Carvalho Calero. Contrastes entre o oficialismo e a sociedade organizada na reivindicação do legado do intelectual ferrolano. Também recomendável: De viagem por Mondonhedo.
- Abril: O galego para Anxo Quintana VS O galego para os reintegratas. Também recomendáveis: Os custos de ser reintegrata e As vantagens de ser reintegrata.
- Maio: O registo civil espanhol como elemento castelhanizador. Também recomendável: II DdoOLeR, 24 e 25 de Maio de 2008: «a las beirarrúas…».
- Junho: Fecho por férias (também é o único artigo do mês :P).
- Julho: fechado por férias.
- Agosto: fechado por férias.
- Setembro: Crítica ao estudo crítico da FAQ do reintegracionismo [I]. Também recomendável: CRTVG utiliza toponímia galega deturpada (e um par de hóstias também para Xerais e o BNG).
- Outubro: Sectarismo nas redes sociais: Chuza e as Wikipédias. Também recomendável: Escândalo! A Conselharia de Sanidade não respeita os topónimos galegos!.
- Novembro: Zona livre de transgénicos. Também recomendável: Irmandade…
- Dezembro: A história fazemo-la nós. Também recomendável: O PP não respeita a toponímia galega.
Comentários
Um comentário a “Doze meses, dez artigos”
Agora nom som horas e estou com módem :P, mas prometo logo das férias ler todo isso que perdi no 2008, que promete… 😉 Feliz 2009