Propostas para dignificar a RAG

Um recente artigo do blogue Lándoas sobre a RAG fez-me refletir sobre a necessidade de profundas reformas nesta instituição. Há tempo que tinha vontade de redigir umas linhas a respeito, mas nunca me senti com vontade…. até hoje.

Partindo do fato de que não concordo em absoluto com a existência da Real Academia Galega, pois entendo que há muito tempo que deixou de cumprir a sua missão (ver), cuido que talvez isto poderia ir-se corrigindo, como aponta o autor deste blogue, introduzindo fórmulas novas na receita caduca da RAG.

Possivelmente a melhor fórmula fosse a de uma ‘limitação de mandatos’ não apenas na presidência, mas em todas as cadeiras. Tenho a certeza de que na Galiza há suficientes pessoas que sabem de língua como para ocuparem uma cadeira académica. Ponhamos por caso, que um académico não possa sê-lo por mais de 10 anos, salvo se for eleito para a Presidência.

Com certeza isto evitaria o fato de a RAG ser tão acomodatícia, lenta à hora de reagir e permitiria o relevo generacional.

Servilismo e covardia

Mais adiante cumpriria combater o servilismo e covardia da RAG respeito dos poderes públicos. A sua homóloga espanhola, por exemplo, não cala diante do que considera o seu dever, e assim são constantes os seus pronunciamentos em favor da hegemonia do castelhano, críticas aos meios de comunicação e pessoas públicas polos maus usos linguísticos, e frequentes os cursos, materiais e iniciativas que promociona em defesa do castelhano e da qualidade linguística. O que faz a RAG, por enquanto? Nada.

Dicionário em linha

Ainda, numa entrevista publicada a começos de ano  o presidente da RAG atribuía a falta de dinheiro que o dicionário da Academia não tivesse versão eletrónica. Algo curioso, quando a própria editora Ir Indo colocou na rede o seu, e quando a AGAL leva anos a melhorar o e-Estraviz, atualmente o mais completo e funcional dicionário galego da língua.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “Propostas para dignificar a RAG”

  1. Avatar de Vixía

    Convídoo a pasar polo blog das Conversas, cunha inquietante imaxe dos “galaxios”. Seguro que fai acordar os seus sentimentos antioficialistas, xD