Agora mesmo habilitei um sistema de envio de formulários para enviar queixas a Ferreira Fernandes, esperando que se digne a reconhecer as mentiras botadas sobre o uso do galego na Galiza.
Na página habilitada para isto proponho a seguinte mensagem:
Senhor Ferreira Fernandes, sou galego, e fiquei fortemente indignado após ler o artigo «Modernices filhas de reaccionários» (DN, 03/09/07), da sua autoria. Admira comprovar como alguém que recebeu pela sua trajectória jornalística tantas distinções pretenda enganar de foma tão burda e simplista o público português utilizando argumentos somente publicados em jornais da ultradireita espanhola.
Seria maçador reproduzir todas as mentiras relatadas, mas num exercício de simplificação assinalo-lhe as seguintes:
- As aulas em galego não vão ser em todos os jardins-escolas, só numa pequena parte (as chamadas Galescolas)
- O hino galego tem o mesmo nacionalismo que muitos outros hinos (e bastante menos do que o português). Por outra parte, é o hino oficial da Galiza e o seu uso está regido na Lei de Símbolos, pelo qual é património de todas as galegas e galegos.
- Parece ignorar o senhor completamente a realidade galega. Ainda, e numa atitude com poucos precedentes em alguém que se pré-supõe ‘informado’, ignora a unidade linguística e advoga por uma Galiza pouco menos do que ‘castelhana’ apelando a um rejeitável darwinismo social.
Esperando que reflicta sobre o acontecido, despede-se atenciosamente de si,
– Fulano de Tal
ATUALIZAÇÃO 2015
O referido formulário não está atualmente em funcionamento.
Comentários
3 comentários a “Envia as tuas queixas a Ferreira Fernandes”
Enviado!
Enviado também!
enviado tambem.