Dia das Letras 2009 para Ricardo Carvalho Calero

carvalho1A Sociedade Cultural Mádia Leva (lugueses eles :D) também se soma à campanha da Fundaçom Artábria para conseguir com que o Dia das Letras ’09 seja dedicado ao professor ferrolano Ricardo Carvalho Calero.

Este facto lembra-me um outro que trazia eu à tona ontem em Chuza!.  Reparem na imagem da direita.  É um mural realizado pola Gentalha do Pichel entre a Faculdade de Filologia e a Residência Universitária do Burgo das Nações.

Pois bem, descia eu as escadas de diante de Filologia (em direcção a esse mural), e polas mesmas escadas subia um grupo de gente, umas sete pessoas. Pois bem, uma deles azia um azeno para a sua esquerda (em direcção, pois, à esquerda também dessa imagem) e dizia: «esa calle de allí no tiene ninguna casa ni sale en ningún mapa».

Adivinham a qual rua se referiam? Pois é uma rua secundária e apenas de passagem e a qual apenas é transitada como acesso ocasional para Filologia ou o Burgo das nações, assim como para ir ao aparcadoiro de Filologia. Uma rua cujo nome não interessa a ninguém, pois o único relevante que há, o dito aparcadoiro, é conhecido como o carvalho2“aparcadoiro de Filologia” e não “aparcadoiro da Rua X”. O único testemunho de que isso é uma rua de seu, e não prolongação de outra, é uma modesta placa colocada no exterior do edifício de Filologia, à suficiente altura como para passar despercebida e ser oculta quer pola sombra, quer polo brilho do sol. Essa rua fantasma e tão digna é a Rua de Ricardo Carvalho Calero (veja aqui).

  • Maria

    Vaites… que vergonha… eu tampouco sabia o nome desa rua (bueno, pero e que sei o meu e de milagro, e som das que dan referencias como a tenda tal o tal bar…) para min sempre foi a rua que esta ao caron da facultade de filoloxia… fasme sentir mal!

  • Maria

    Claro… so se foses mal pensado… direiche, que hai un lugar de Santiago que se chama O Balcon de Europa e ninguen o sabe porque ningune puxo ali unha placa…

  • Na passada quinta-feira, após a inauguraçom no Auditório de Galiza da exposiçom “Historieta galega 1973-2008”, passei por essa rua com certos amigos comiqueiros (entre os quais o Miguel Carvalho, do colectivo Pestinho+1) e figem-lhes notar isto mesmo que contas neste post.

    Apoio a moçom: Letras Galegas 2009 para Carvalho Calero JÁ!!!

www.000webhost.com