Desliga automaticamente o teu computador (em Windows)

Às vezes precisas deixar o teu computador fazendo algumas tarefas que lhe vão demorar um tempo indeterminado, mas gostarias que, passado um tempo prudente, a máquina desligasse só. Por exemplo, depois de uma desfragmentação do disco, após o descarregamento de alguns documentos audiovisuais, depois de processar/exportar um vídeo…

A opção mais eficaz é contar com algum sistema de ambiente de trabalho remoto (como TeamViewer), o qual permitirá aceder à distância ao nosso computador e verificar se finalizou essa tarefa e executarmos o encerramento.

Se não contarmos com essa possibilidade e apenas quigermos deixar agendado um encerramento depois de um tempo aproximado, está a opção de criar uma tarefa no nosso sistema operacional. Há várias maneiras, mas a mais simples é executar um ficheiro de processamento por lotes (extensão .bat).

Deixo-o abaixo ao vosso dispor. Aliás, podei-lo editar e personalizar com um simples processador de textos. O pacote contém dous ficheiros, desligar.bat, que encerrará o computador depois do tempo que indicardes em minutos, e cancelar_encerramento.bat, que anulará o dito encerramento (por exemplo, se o pensastes melhor ou se o tempo introduzido foi mal calculado ou digitado).

Descarga


Publicado

em

por