Manifesto Herético pola Desclassificação da Opinião como Género Jornalístico

Artigo de opinião num jornal português
Artigo de opinião num jornal português

Nas faculdades de ciências da comunicação, viveiros de jornalistas, ensina-se-nos que os géneros jornalísticos são a notícia, a entrevista, a reportagem, a crónica e a opinião. Com efeito, a opinião é incluída como género, e até no grau —antiga licenciatura— em Jornalismo da USC aparece uma matéria (*) em que se analisam.

Porém, as pessoas que abaixo-assinamos rejeitamos que a opinião possa ter consideração como género jornalístico, afirmação que defendemos mediante a seguinte

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

  1. Nem todo o que aparece num meio de comunicação —escrito, audiovisual ou multimédia— é fruto de um trabalho jornalístico.
  2. Nos trabalhos jornalísticos deve ficar sempre clara a diferença entre informação e opinião, polo qual
  3. não cabe classificar os géneros jornalísticos entre «géneros informativos» e «géneros interpretativos e de opinião», pois é uma contradição.
  4. A análise e a opinião estão nos meios desde a sua origem, mas também o está a publicidade, a qual, obviamente, não é considerada um género jornalístico.
  5. A tradicional coluna de opinião, as cartas à diretora/ao diretor, as peças de análise, os quadrinhos humorísticos, os artigos/espaços editoriais, os fóruns, as tertúlias e outros formatos não constituem géneros jornalísticos. São opinião e contribuem para criar opinião, uma tarefa tão respeitável como necessária, mas diferente da missão de informar.
  6. Todas e todos temos a nossa própria opinião, mas a sua traslação a um meio de comunicação não as converte em género jornalístico.

Assim o fazemos constar nesta segunda-feira, 10 de dezembro de 2012, na capital nacional da Galiza.

_______________

(*) O plano de estudos pode ser consultado aqui em formato PDF. As referências à matéria Xéneros Interpretativos e de Opinión en Prensa aparecem nas páginas 32, 37, 40, 49, 55 e 146 (nesta última, convalidação respeito do anterior plano de estudos).


Publicado

em

por

Etiquetas: