Perguntas para Alberto Núñez Feijóo

Após ler esta notícia [PDF], surgem-me algumas perguntas.

  1. chegou o momentoFeijóo derrogará o decreto do uso do galego, mas não  procederá à segregação linguística. Então, como se garantirá o direito de escolha dos pais em virtude do qual quer derrogar o decreto?
  2. Feijóo acusou o bipartido de «inventar um problema que não existia» com a promulgação do decreto do galego. Com a derreogação do decreto e a não segregação do alunado, o que acontecerá se num grupo escolar há pais que querem que os filhos se escolarizem em castelhano e a outra parte dos pais querem que seja em galego? Acaso não se inventa aí um outro problema?
  3. Derrogará também a Lei de Normalização Linguística (em adiante, LNL), da qual bebe directamente o decreto do galego?
  4. Pensa Feijóo que com esta medida terá o apoio do sector viguês que o sustém mais dos galegófobos? Lembremos que o colectivo espanholista e filofalangista Galicia Bilingüe pediu derrogar também a LNL, o Plano Geral de Normalização da Língua Galega (PGNLG) e, em resumo, qualquer cousa relacionada com a normalização.
  5. Fará logo Feijóo caso dos galegófobos e derrogará também a LNL, votada polo seu próprio partido e por ele próprio?
  6. No caso de Feijóo derrogar a LNL, votada por ele próprio, que argumento usará para se justificar? O de que ele é parvo e não sabia o que votava?

NOTA: como veis, estou cumprindo a promessa de me radicalizar 😀


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “Perguntas para Alberto Núñez Feijóo”

  1. Avatar de alema

    eu creo que feijoo se está metendo nun xardín con moitas espiñas… a ver como sae del