“¡Semos peligrosos!!” E ainda, MANIFESTÓMETRO 😀

fardadosAntes de mais, os meus parabéns à gente de GZVídeos polo seu trabalho, nunca bem reconhecido. Um labor e afouteça tais que já se converteram em ferramenta imprescindível para os movimentos sociais… Porque se algo se tem revelado como necessário nos últimos tempos, é que para contrarrestar a mentira e a manipulação dos meios submissos ao poder e a protagonizada polas forças (brutas) da ordem, precisamos documentos gráficos como prova.

De facto, os próprios abusões policiais eram cientes desta arma, e na medida do possível dificultaram o acesso de reporteiros gráficos, procuraram requisar e censurar material, retiveram informadores até se identificarem (como narra Xornal de Galicia, cuja fotógrafa foi uma das vítimas dessa actuação).

No acto ridiculista de ontem tivemos a sorte de contarmos com avondoso material gráfico, tanto próprio como de gente desinteressada (tipo GZVídeos). A partir deste impagável vídeo podemos comprovar várias cousas:

1) Do minuto 00:48 ao 03:03 podemos contar até uns doze agentes antidistúrbios para controlar a massa crítica ridiculista (que naquele momento exacto era de umas 20 pessoas… o resto até completar o cento chegou mais tarde). Realmente uma presença desproporcionada.

2) A partir dos 00:50 minutos e até 01:14 vemos como as forças da ordem dão porradas a alguns músicos e dispensam empurrões às forças ridiculistas sem que tenha mediado qualque provocação. Mágoa que o vídeo não esteja tomado do ângulo contrário, do qual se veria com maior nitidez o uso imbecil da força bruta contra gente desarmada e festeira.

3) A partir do 03:40 podemos ver várias actuações mais de autêntica força bruta policial e polas quais ninguém responderá politicamente. Mais uma vez, as agressões a cidadãos por parte da polícia ficarão impunes.

4 ) Entre o minuto 11:23 e o 11:37 podemos comprovar como a praça da Quintã, sendo generosos, está nos 3/4 de ocupação e com a gente muito folgada, todo o contrário às imagens da praça cheia, com várias pessoas num mesmo metro quadrado e com os acessos à praça totalmente ateigados. Enfim, se a esta estampa a qualificam de sucesso e de praça cheia, que vão graduar a vista 😀


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a ““¡Semos peligrosos!!” E ainda, MANIFESTÓMETRO :D”

  1. Avatar de Vixía

    Xa o comentei en gzvideos, esta gravación emocionoume en todos os sensos. Estou moi contento de que esta plataforma vaia adiante.

  2. Avatar de Vixía

    Xa o comentei en gzvideos, esta gravación emocionoume en todos os sensos. Estou moi contento de que esta plataforma vaia adiante.