Viva a República… Galega!

Tal dia como hoje do ano 1931 aprovava-se a Constitución (Carta Magna) da II República Espanhola. Como é sabido, período republicano estendeu-se até 1936, data utilizada por simples convenção, já que a república continuou em certo sentido até praticamente o fim da guerra em 1939 (mais nuns lugares do que noutros, bem é certo).

Existe uma tendência na esquerda galega consistente em proclamar esse período como um dos mais prósperos da nossa história polas conquistas do galeguismo, em particular pola aprovação do I Estatuto de Autonomia da Galiza.

Sem negar que se tratou de um período fundamental para o nosso país (a existência desse estatuto permitiu que após a morte de Franco a Galiza acedesse à autonomia pola chamada via rápida, o das nacionalidades históricas), cumpre assinalar que o texto não se chegou a aplicar, já que a aprovação chegou um 28 de Junho e a guerra começou a 17 de Julho, sendo a Galiza foi um dos primeiros territórios conquistados pola extrema direita espanholista.

Essas e outras questões fazem que, para mim, o período republicano não simbolize grande cousa, fora de constatar, para mim, uma necessidade: a da República Galega.

República Galega


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

11 comentários a “Viva a República… Galega!”

  1. Avatar de suso

    “A existência desse estatuto permitiu que após a morte de Franco a Galiza acedesse à autonomia pola chamada via rápida” passando, dito seja de passagem e com perdão da expressão, como da merda do Conselho da Galiza, o governo galego no exílio, e do seu Presidente, Antón Alonso Ríos (http://seioque.com/index.php/colabora/jenarojesus/ar-alonso-rios). Saúde e República! Galega, evidentemente!

    1. Avatar de galeguzo

      Totalmente de acordo contigo, prezado e preclaro amigo 🙂

      Estamos fartos de ser uma colónia!
      Queremos ser uma república!

      🙂

  2. Avatar de alema

    e cales serían as fronteiras da súa república? 😀 é que vexo no mapa de aí arriba que ao país lle engordou un pouco o cu e que lle saíron “michelíns” polas costas… 😀

    1. Avatar de galeguzo

      Interessante questão que vou contestar no post de amanhã 🙂

  3. Avatar de alema

    e cales serían as fronteiras da súa república? 😀 é que vexo no mapa de aí arriba que ao país lle engordou un pouco o cu e que lle saíron “michelíns” polas costas… 😀

    1. Avatar de galeguzo

      Interessante questão que vou contestar no post de amanhã 🙂

  4. Avatar de alema

    ok; eu esta noite (ás 22.00 hora imposta galega) hei falar de mocos…

    …mire que temas tan diverxentes… 😀

    1. Avatar de galeguzo

      A verdade é que sim… 😀 Medo me dá o que possas fazer falando de mocos, Boo-chan 🙂

  5. Avatar de one2
    one2

    o MNCG nom opina o mesmo http://www.geocities.com/rocastelo/ 😀

    Eu quero ũa república onde o presidente seja chamado rei, que mola máis xDD

    1. Avatar de Galeguzo

      Esse web já o vira há anos… porque mira que é velho e cansativo o tema esse 😀 O ‘Rocastelo’ que assina essa página web será o mesmo da Wikipédia galiziana? http://gl.wikipedia.org/wiki/Usuario:Rocastelo

  6. Avatar de one2
    one2

    pois nom che sei, eu tamém me tenho perguntado isso.