Usar o ficheiro .htaccess para ajustar a transferência de dados de visitantes molestos

Há uma semana comentava que um torcedora corinthiana disparou o número de visitantes deste blogue. A situação, em princípio, não passava de piada e achei que asinha finalizaria. Porém, nos últimos dias comprovei que longe de acabar se mantinha, triplicando-se o consumo de transferência de banda do blogue respeito do habitual devido, principalmente, aos internautas brasileiros que se dedicavam a aceder unicamente aos posts que faziam referência à bela torcedora.

Para frear a cousa tomei ontem a decisão radical de analisar um por um os IP dos visitantes deste blogue, discriminando unicamente os que apenas entraram visualizar os posts em questão para não pôr em perigo a minha exígua transferência de dados.

Criei na pasta raiz do meu servidor um ficheiro .htaccess com a seguinte estrutura:

<files ~ ".(htm*|jpg|gif|jpeg|png|php|css|js)$">
order allow,deny
deny from #
allow from all
</files>

Substituindo # polo IP molesto, e repetindo tantas vezes “deny from #” como IPS a banir.

Sei que decerto é uma medida muito radical, mas em poucos dias verei de removê-la. Por enquanto, o tráfego de dados do blogue diminuiu sensivelmente.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

6 comentários a “Usar o ficheiro .htaccess para ajustar a transferência de dados de visitantes molestos”

  1. Avatar de ruben

    es unha máquina da informática!! acaso tes tan limitado o tráfico que non soporta uns poucos brasileiros na busca dun pouco de porno?

  2. Avatar de ruben

    XDXD, acabo de chocar coas tuas ligaçoes aleatórias e estoume partindo, jejeje. sobre todo coa secuencia “de verdade queres saber cantas ligaçoes hai” e a seguinte “este blogueiro sabe ler do revés” (per escrito ao revés, claro; as ghanas non me dan para tanto como para poñerme a escribilo, XD)

  3. Avatar de Uz

    Suportar, suporta, é claro, mas se não os corto agora podem-se tornar num perigo sério… O problema não é que entrem uns poucos brasileiros; o problema é que entrem simultaneamente para aceder ao mesmo conteúdo :-D!

    E claro, ao primeiro eram 20, logo 50… se não os parar no momento podem chegar a superar o cento… e o meu hosting não é mau, mas limitadinho.

    Logo está que me saturam as estatísticas e, para que negá-lo, incordiam-me bastante :-p

  4. Avatar de ruben

    Uz, censor anti-brasileiro!
    Uz, feixista repressor dos filhos da pátria!
    Uz, manipulador estatístico!
    Uz, fóra do Brasil!

  5. Avatar de Uz

    É fácil chamar-me censor e manipulador, mas a sério que me resultam molestos :-p Tenho dous sistemas para contar estatísticas, o StatCounter e um outro interno do WordPress, mas têm capacidade limitada (o primeiro, 500 KB para informes; o outro um n.º limitado de registos armazenados).

  6. Avatar de ru

    é broooooooma!