Quanto se juntam a fame e as ganas de comer…

Temos na rede um maravilhoso documento com a entrevista que lhe realizou o ultranacionalista espanhol Federico Jiménez Losantos ao líder pepeiro-galaico Alberto Núñez Feijoo. Durante a conversa, ficou clara (se é que havia dúvidas) a autêntica face de Frijolito sobre questões tais como o carácter nacional da Galiza, o estátus da língua galega, ou a própria reforma do Estatuto de autonomia.

As colaborações dos ouvintes da Cuepe tampouco têm qualquer desperdiço; são uma exibição de puro reaccionarismo e mesmo fascismo nalguns casos, já que se põe em causa o próprio direito dos galegos a usarem o seu idioma em todos os âmbitos.

Frijolito também deixa detalhes da sua ignorância, assinalando que “Galicia es una comunidad histórica desde el siglo XX”, e que o é “porque en 1936 tenía aprobado un Estatuto de autonomía”. Por outra parte, e igual que já acontecera com uma entrevista em El País, Feijoo incorre em continuadas contradições.


. . . . .
VIA: Chuza!


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

4 comentários a “Quanto se juntam a fame e as ganas de comer…”

  1. Avatar de marykinha
    marykinha

    O teu é enfermizo… o programa de Federico comeza de madrugada e ti poste a escoitalo???
    Para esas cousas é mellor non espertar e quedar na cama durmindo…
    Bicos

  2. Avatar de Galeguzo
    Galeguzo

    Devo confessar que entre os 16 e os 29/20 anos escuitei de forma bastante frequente o programa La Linterna. Não há nada melhor que saber como pensam os teus pólos opostos: sempre lhe servem a um para (re)situar-se e contrastar opiniões.

    No caso particular da entrevista a Frijolito, não tivem o prazer de escuitá-la em directo: ouvi-a em diferido pola internet, na mesma ligação que ponho no blogue.

  3. Avatar de a randeeira
    a randeeira

    O caso de Feijoo cambiando de rexistro dependendo con que fala é moi grave … en canto os que chamaban por teléfono son os habituais do programa, cando menos un que falaba do idioma tiña acento andaluz.

  4. Avatar de Galeguzo
    Galeguzo

    Esse que falava com sotaque andaluz dizia ser dos “gallegos de toda la vida” :-D!!!