11-S: a CRTVG muda de rosto

O vindoiro 11 de setembro, a CRTVG (“Compañía de Radio/Televisión de Galicia”) mudará, mais uma vez, a sua imagem corporativa. Anteriores câmbios foram apenas na linha do conservadurismo, sendo ligeriríssimas as alterações.

Desta volta, porém, e aproveitando a queda do fraguismo, propõe-se uma mudança radical que afectará, sobretudo, o rosto mais visível da companhia: o logótipo da TVG (“Televisión de Galicia”).

Muito tempo passou já desde aquele primeiro logo azul com uma imensa gaivota (ou era um “V” ;^) de formas esquisitas. Posteriormente, também há já vários anos, decidiu-se uma mudança conservadora que recortou as formas desse “V”/gaivota, e mudou o azul escuro polo branco de contornos azuis, muito mais sóbrio e estético.

A maior parte dos cidadãos e das cidadãs não perceberam que as alterações afectaram também o logótipo da Rádio Galega. Como :: logo velho da Rádio Galegajá dissera eu acima, as mudanças são “para o rosto visível” e, neste caso, o que mais se “vê” é a TVG.

radio galega 25 anos

Isso, por não falarmos de que também diferiram os logótipos da própria companhia, se bem este habitualmente apenas aparece nas comunicações internas da CRTVG ou nas comunicações aos meios, outras empresas ou instituições que faz o ente público galego.

Como dizia, desta vez a mudança na imagem corporativa vai ser radical. Tudo vai mudar, desde a tipografia às cores.

E já não só veremos as mudanças nos logótipos, veículos da empresa ou microfones, mas também, por exemplo, nos decorados dos informativos. Assim, a cor azul (a.k.a. “azul pepeiro”), dará passo a tons vermelhos (a.k.a. ‘vermelho Cuatro’ ou ‘vermelho sociata’).

Ninguém ficará indiferente face a esta renovação (ou, melhor, ‘revolução’) que a própria CRTVG está a difundir em diversos meios. O curioso (ou nem tanto) é que todos os seus esforços de publicitação foram para anunciar (ou ‘sugerir’) as alterações iconográficas da TVG (o “rosto visível”), como já disse.

Em diferentes pontos do país é fácil ver cartazes dizendo “mira… e verás”, que é praticamente idêntico ao velho lema “achega-te… e verás”, que andava por aí na Era Popular.

Serão para melhor os câmbios? Eu, nem sei, mas o que tenho claro é que as mudanças não podem ser simples lavados de cara: cumpre ir para lá, comper com os velhos vícios e proceder também a uma renovação técnica e a uma renovação de conteúdos. Cumpre, em muitos sentidos, uma autêntica revolução. Já se viram indícios de algo diferente. Agora só falta confirmá-lo.

Relacionado: “A Galega, nem TVG nem Telegaita“, em Chuza!


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

5 comentários a “11-S: a CRTVG muda de rosto”

  1. Avatar de marykinha
    marykinha

    Caro Ger…

    Nom remateid e ler o post, pero hai comentarios que ofenden. Eu non som partidaria nen de un nen de outro partido político, pero de ahi a decir, a sospeitosa relación entre a “V” da TVG coa gaivota do PP é guindarse un pouco da moto, posto que cando se creou a TVG, quen estaba no goberno autónomo ou era o PSOE ou o famoso Tri-partito.

    Agora poñereime a ler o post ao completo, pero nom podia esperar a decircho 😛

    Beijos

  2. Avatar de Uz
    Uz

    Tens razão em parte. Certo é que o V não era nem muito menos uma gaivota pepeira. Mas a razão é porque o PP não existia.

    A CRTVG nasceu em 1984, com Fernández Albor (Alianza Popular) no poder. O tripartido foi entre1987 e 1990. Ademais, o PP nasceu em 1989, pola crise de Alianza Popular.

    A minha intenção não era ofender, mas fazer uma brominha (algo cruel, sim). Mas igual de cruel pode ser falar de “Telegaita” e ninguém se ofende.

    Por certo, que no post esqueceu-me meter o link para http://www.agalega.es, onde se vê a autopromo da que tirei a imagem verdosa…

    Considerações finais: creio que a minha atitude foi provocadora de mais, e reconheço que foi adrede. No entanto, se serviu para leitoras tão críticas como tu responderdes, creio que tão mal não foi ;^)

  3. Avatar de marykinha
    marykinha

    ala ala provocando, co facil que é facerme saltar, xa sexa por un ou por outro partido…

  4. Avatar de Uz
    Uz

    Perdoooooooooooooa :^)!

  5. Avatar de marykinha
    marykinha

    Jejejeje, perdoado estás, é soamente que na mila familia sempre se discute sobre política, e se queres sobrevivir as sobremesas familiares, tes que estar ao día de todo (ten familia numerosa é odiaras as sobremesas!)
    Bicos e deica outra