SEUR, códigos postais e o meio rural

seurHá tempo que tenho problemas com alguns serviços web nos quais introduzes um código postal e eles, automaticamente, preenchem dados como a freguesia ou o Concelho. Isto, que poderia parecer uma comodidade, traz importantes complicações no meio rural. Uma destas empresas é SEUR. Por exemplo, se eu lhes redijo uma queixa online e meto o código postal “27256”, preenche a freguesia de Pácios, no concelho de Castro do Rei. Mas esse código postal é compartilhado com Outeiro, no mesmo concelho. Se meto “27258” sai-me Quintela, mas idêntico código é comum a Bazar e Coea.

Este autocompletado também aparece ao realizar envios, e é um sistema que usam cada vez mais empresas. Podes redigir uma nota marginal ou observações em que indiques estes supostos, mas a minha experiência diz-me que, polo geral, são ignoradas. Hoje tive o enésimo caso em que numa entrega a domicílio (SEUR, por sinal), o código postal indicava uma localidade diferente. Mesmo apesar de que os liguei várias vezes, afinal o pedido foi entregue… na casa que não era. Por sorte não se equivocaram de freguesia (porque os liguei para dar instruções claras), mas mesmo assim acabou por ocorrer um erro.

Que várias freguesias partilhem CP é normal, baste olhar para as cidades… mas ali contam com um sistema nomenclatura de ruas e numeração de edifícios que não dá pé a estes equívocos. No rural não temos ruas, pois a estrutura populacional é em aldeias, as quais têm nome, mas muitas vezes nem sequer há um indicador a respeito… e temos números nas casas, mas mesmo há casos em que isto tampouco é suficiente.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “SEUR, códigos postais e o meio rural”

  1. Avatar de Diego Iglesias

    Iso parecése ao que pasa ao procurar algúns sitios na web de Arriva http://arriva.es/?l=gl . Están organizados por concellos, mais cando se abre o menú despregable de Chantada, o primeiro destino é 'Barrela'(capital do concello de Carballedo), o segundo 'Chantada E.A.' e o terceiro 'Taboada (Chantada)'. Non só xunta os tres concellos como se fose o menú da comarca, é que poñen Taboada como se fose unha parroquia de Chantada! Aposto a que o webmaster é chantadino. 😀

    Parabéns polo novo formato. Ten todo moi claro e fácil de atopar.

    Tamén me gustan as vellas versións (espero que as inclúas na hemeroteca).