Galicola: um ano connosco (mais ou menos)

Há algo mais de um ano foi colocada à venda a bebida refrigerante Galicola, promovida pola A. C. Fontaira. Como publicava o Novas da Galiza (e reproduzia o PGL) no verão de 2009:

A ideia nom é original, existindo projectos semelhantes um pouco por todo o mundo. Estám inspirados na fenomenal expansom da Mecca-Cola, um refrigerante que causou e causa furor nos países árabes, nomeadamente no Oriente Médio.

De forma paralela, este novo produto de selo exclusivamente galaico pretenderia socavar a imagem da Pepsi e da Coca-Cola, símbolos do modelo de consumo americano, contribuindo ainda para o financiamento de umha causa justa; neste caso, a promoçom da língua.

Precisamente, 5% de cada venda vão parar a um Fundo polo Galego, intocável, estejam como estiverem as contas gerais da Galicola. O dinheiro do fundo vai ao Concurso Ângelo Casal (em homenagem ao ex político galeguista), entregue a 17 de maio à iniciativa submetida a concurso com mais votos. Neste 2010 ganhou o concurso da Mocidade pola Língua, devido ao labor realizado em defesa do nosso idioma.

Aproveito, portanto, este artigo para parabenizar a Galicola polo seu primeiro aniversário, embora desconheça a data exata em que saiu à rua.

NOTA: podem-se enviar candidaturas ao Concurso Ângelo Casal até 31 de dezembro, salvo que tenham mudado as bases.

spot galicola


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Galicola: um ano connosco (mais ou menos)”

  1. Avatar de Ulmo de Arxila

    Mecca-Cola… e também algum outro referente havia por aí: http://www.breizhcola.fr/

    1. Avatar de galeguzo

      Pois é mesmo assim, Ulmo 😉