Um dos principais diários portugueses pensa que Andorra é Espanha

Resulta inacreditável, mas é certo. Um dos principais diários portugueses, o público, pensa que a Andorra forma parte da Espanha. Só assim faria sentido que depois de um acidente no pequeno país pirenaico publiquem uma informação [PDF] com o seguinte cabeçalho: «Obras em Espanha já vitimaram pelo menos 40 portugueses». Por se afinal decidem retificar ou apagar alguns dos comentários que criticam esse erro, já tenho feita uma captura de ecrã para a posteridade.

Como bem diz um dos comentários da notícia:

Andorra é um co-principado cujos co-príncipes são um bispo da Catalunha (Joan Enric Vives i Sicília) mais o primeiro-ministro francês (atualmente Nicolas Zarkozy). Os co-prinícipes são figuras simbólicas fruto do caráter de Andorra, sempre independente entre a Catalunha primeiro (depois, o Reino da Espanha) e a França, mas quem deveras ‘manda’ é o presidente do Governo de Andorra, Jaume Bartumeu Cassany. Por sinal, a Andorra nunca pertenceu à Espanha (como tampouco à França, e mesmo Napoleão respeitou isso), e a única língua oficial do país é o catalão.

Uma outra leitura da informação é que, para os grandes meios portugueses, também Galiza é Espanha. Mas isso é já outro conto (e bem triste).

000webhost logo