O PP da Galiza não apoia o ‘bilinguismo’ nas tecnologias

Enche-se-lhes a boca de falarem em bilinguismo, mas o galego está ausente das suas vidas. A língua nacional está condenada ao ostracismo nos seus grandes projectos, como também o está nos pequenos detalhes. Falo do Partido Popular (PP) da Galiza e da sua relação com a língua deste país.

Neste blogue já disse há tempo que no PPdeG, além de utilizarem pouco o galego, não o sabem escrever. Esta mesma eiva, quase um ano depois, continua na nova versão do seu sítio web.

Pescudando um chisco, vejo que continuam apostando no Joomla como gestor de conteúdos mas, mais uma vez, apostam no Joomla-Spanish, esquecendo (deliberadamente?) que existe uma comunidade de desenvolvedores (já não digamos lusófona) galega, cujo pacote do Joomla é acessível mesmo do próprio projecto Joomla-Spanish.

Por outra parte, olhando à entrada da interface de administração do web pepeiro, comprovamos que comprovamos como a língua galega também está ausente  (podem corroborá-lo aqui ou na imagem no pé deste artigo): só inglês (língua por defeito do Joomla) e castelhano (língua padrão do Joomla-Spanish). Resulta curioso do PP não utilizem o galego nem quando é grátis…

joomla pepeiro


Publicado

em

,

por

Etiquetas: