Bieito Lobeira, VIP reintegrata?

Numa iniciativa colaborativa inter-blogueira, Alema mais eu realizamos este artigo em duas partes. A primeira, um vídeo tomateiro falando de um outing (saída… do armário). A segunda, o texto que tendes no vosso ecrã.

Un coñecido VIP (Very Important Person) da sociedade galega vai saír do armario de maneira forzosa grazas ao testemuño dun blogueiro reintegracionista. Fontes de toda solvencia indicáronlle esta tarde a alema.org que o ‘outing‘ vai ser inminente e que pode provocar un auténtico tremor de terra porque a faceta reintegracionista do famoso en cuestión non era de dominio público. Seguiremos informando.

Com estas palavras o Alema criava a expectativa para o artigo (não me negareis que se lhe dá muito bem :D), e agora toca-me a mim intentar correspondê-la, mas como corresponde a qualquer tomatada que se prezar, sempre deve ficar o necessário espaço para a dúvida.

Se há uns dias era Paco Rodríguez quem saía voluntariamente do armário, daqui pretendemos forçar uma outra saída: a do parlamentar do BNG Bieito Lobeira.

Ainda que em público Bieito Lobeira utiliza a normativa oficialista (como no seu blogue partidário), fontes de provada solvência asseguram-me que o porta-voz das Pescas do Bloco é um lusista (ou reintegrata) em toda regra, ao menos no seu dia-a-dia.

Curioso e intrigado (no bom sentido) polo modo habitualmente cuidado com que Lobeira fala em público (desde logo, a distância sideral da maioria de dirigentes do BNG, e já não falemos dos representantes de outros partidos), assim como por algumas afirmações difusas de Dom Bieito nas quais fazia as beiras com o reintegracionismo, eu próprio mais Alema intentamos em várias ocasiões (via e-mail) conhecer o posicionamento explícito deste deputado sobre um tema habitualmente tão polémico. Infelizmente não tivemos resposta, e por falta de insistência da nossa parte não foi.

De jeito paralelo, nos últimos dias fui-lhe deixando recadinhos no seu blogue a Lobeira, falando da sua filiação com o reintegracionismo (e deixando o meu co-e pessoal) a ver se se molhava, mas também houve mutismo absoluto da sua parte.

Porém, a semana passada, como dizia o anúncio, tive uma revelação. Como dizia acima, fontes de provada solvência muito próximas de Lobeira (em militância, trabalho diário e até amizade) fizeram-me saber que Dom Bieito, isolacionista de portas para fora, é luso-reintegracionista… mas dos de alta graduação na Escala Alema, pois (segundo as mesmas fontes) Lobeira utilizaria como língua de trabalho escrita o português padrão. Aí é nada.

Se estám passando

E posto que isto é um artigo inspirado na imprensa de cor-de-rosa, o melhor método de verificação do dito polas minhas fontes é o patenteado pola jornalista Pepa Jiménez. Com este motivo, ontem enviamos o nosso último co-e inquisitivo a Dom Bieito. Houve resposta? Não. Então, fica provado: Bieito Lobeira é reintegrata. Como vos quedou o corpo?


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Bieito Lobeira, VIP reintegrata?”

  1. Avatar de O Peto Lareto

    Estades a asustarme, ¿debería non sorprenderme dun desfile en carrozas o día do orgullo reintegracionista?.

    (Ocórrenseme outras semellanzas moi pintureiras pero mellor calalas que logo pétanme os uns e os outros).

    Saudos, gústame conversar contigo

    1. Avatar de Galeguzo

      Hahahaha 😀 Homem, se calhar podíamos pensar nalgo disso, porque exisitr já existe um Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata, que quadra a 25 de Maio 😀 Este ano 2008 foi a segunda edição (blogue aqui: http://ddooler08.agal-gz.org).