Famicom!

NESEsta da imagem é a minha primeira consola. Bom, para ser exacto a da fotografia não é minha, mas um modelo idêntico 😉 Parece mentira a de anos que se passaram e a de entretimento que chegou a dar. Isso, por não falarmos na sua qualidade e resistência (sobretudo para a época). Se hoje em dia já não jogo com ela é por dous grandes factores:

  1. Os avanços na emulação das consolas sobre PC.
  2. O desgaste dos mandos originais.

O aparelho em questão fora um presente familiar chegado de Barcelona para os irmãos mais eu. Contava na altura com dez anos, mas já tinha jogado em casa de amigos com outros maravilhosos engenhos da factoria SEGA. Apesar disso, e talvez seja coincidência, a chegada da primeira consola (marca Nintendo) acabaria-me fazendo um nintendeiro.

Os limites na diversão eram poucos, já que a consola tinha muitos e muito bons títulos. A mágoa, que

apenas uns poucos permitiam salvar os progressos (a maior parte mediante o sistema de passwords), polo que cada vez que querias jogar tinhas de começar de zero. Contudo, isso não foi impedimento, já que se algo bom tem a infância (e a proto-adolescência) é a paciência infinita para reinventar-se em cada novo jogo (algo já mais difícil na época adulta :D).

O mais fodido era, isso sim, o preço dos cartuchos dos jogos. Igual que acontece hoje, os preços dos jogos para consolas são realmente abusivos. A média dos jogos que mercávamos na quela altura (que não eram de estreia, mas com vários meses ou anos já no mercado, ou seja, a menores preços) andava polas cinco mil pesetas, ou seja, polos trinta euros de hoje (em termos de conversão directa e bruta, mas decerto mais próximos dos cinquenta se contarmos o encarecimento dos custos de vida).

Ainda lembro o bom negócio feito quando conseguimos um cartucho com três jogos por só oito mil pesetas. Vamos, foi praticamente fundir todo o dinheiro conseguido polos meus irmãos mais eu indo polas casas da freguesia de Entrudos 😀 Aquela joia da época constava do mítico Tetris, do Super Mario Bros e do World Cup (o meu primeiro jogo de futebol… ainda que de só cinco futebolistas contra cinco! :p).

E agora… gostaríeis de participar no inquérito :)?

[poll id=2]

ATUALIZAÇÃO 2015:

O inquérito não está mais disponível.

000webhost logo