Dia das Letras 2009 para Ricardo Carvalho Calero

carvalho1A Sociedade Cultural Mádia Leva (lugueses eles :D) também se soma à campanha da Fundaçom Artábria para conseguir com que o Dia das Letras ’09 seja dedicado ao professor ferrolano Ricardo Carvalho Calero.

Este facto lembra-me um outro que trazia eu à tona ontem em Chuza!.  Reparem na imagem da direita.  É um mural realizado pola Gentalha do Pichel entre a Faculdade de Filologia e a Residência Universitária do Burgo das Nações.

Pois bem, descia eu as escadas de diante de Filologia (em direcção a esse mural), e polas mesmas escadas subia um grupo de gente, umas sete pessoas. Pois bem, uma deles azia um azeno para a sua esquerda (em direcção, pois, à esquerda também dessa imagem) e dizia: «esa calle de allí no tiene ninguna casa ni sale en ningún mapa».

Adivinham a qual rua se referiam? Pois é uma rua secundária e apenas de passagem e a qual apenas é transitada como acesso ocasional para Filologia ou o Burgo das nações, assim como para ir ao aparcadoiro de Filologia. Uma rua cujo nome não interessa a ninguém, pois o único relevante que há, o dito aparcadoiro, é conhecido como o carvalho2“aparcadoiro de Filologia” e não “aparcadoiro da Rua X”. O único testemunho de que isso é uma rua de seu, e não prolongação de outra, é uma modesta placa colocada no exterior do edifício de Filologia, à suficiente altura como para passar despercebida e ser oculta quer pola sombra, quer polo brilho do sol. Essa rua fantasma e tão digna é a Rua de Ricardo Carvalho Calero (veja aqui).


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

5 comentários a “Dia das Letras 2009 para Ricardo Carvalho Calero”

  1. Avatar de Maria
    Maria

    Vaites… que vergonha… eu tampouco sabia o nome desa rua (bueno, pero e que sei o meu e de milagro, e som das que dan referencias como a tenda tal o tal bar…) para min sempre foi a rua que esta ao caron da facultade de filoloxia… fasme sentir mal!

  2. Avatar de Maria
    Maria

    Claro… so se foses mal pensado… direiche, que hai un lugar de Santiago que se chama O Balcon de Europa e ninguen o sabe porque ningune puxo ali unha placa…

  3. Avatar de suso

    Na passada quinta-feira, após a inauguraçom no Auditório de Galiza da exposiçom “Historieta galega 1973-2008”, passei por essa rua com certos amigos comiqueiros (entre os quais o Miguel Carvalho, do colectivo Pestinho+1) e figem-lhes notar isto mesmo que contas neste post.

    Apoio a moçom: Letras Galegas 2009 para Carvalho Calero JÁ!!!