No Dia da Classe Operária Galega

PVBE o teu partidoApesar de ser hoje o Dia da Classe Operária Galega, este cede o seu protagonismo na imprensa de papel em benefício do resultado das eleições gerais na Espanha. Não discuto o critério, mas chama-me poderosamente a atenção da escolha, mormente em meios que presumem da sua consciência nacional (e penso num par de exemplos digitais).  Aí fica a minha denúncia.

Por outra parte, e sobre os comícios espanhóis, pouco vou dizer.

  1. Venceu o bipartidismo espanholista PP-PSOE. Quaisquer outras vozes foram silenciadas em prol do inútil voto útil: o binómio PSOE-PP conseguiu 92% dos escanos. Sem comentários.
  2. Os partidos que defendem visões nacionalistas não espanholas também foram castigados na sua maioria (vejam-se os casos do EAJ-PNV ou ERC).
  3. Os que conseguiram manter-se, caso de CiU ou do BNG, tampouco podem tirar foguetes de alegria, sobretudo no caso bloqueiro, pois apenas ganhou 600 e pico votos. Um triunfo (assim o estão a vender) bastante medíocre e misérrimo, sobretudo se virmos como na maior parte dos concelhos do país, comparando com os comícios municipais, o BNG perde até a metade ou mais dos seus votos em benefício do PSOE. Acho que é um claro castigo à sua indefinição política e que cansou mesmo aos que votam BNG por eliminação.

Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “No Dia da Classe Operária Galega”

  1. Avatar de Maria
    Maria

    En fim… e o sistema “democratico” que temos… creo que tes nun fotolog unha referencia ao tema, pedindo un sistema de circunsincripcion ou algo asi… deixote o enlace

    http://www.fotolog.com/heroesdesiempre/14952088 (sinto moito que estea en castelan… coma o meu blogue)