O humor é uma arma demasiado forte

bloguear não é delito - grandeNos últimos tempos parece que no Estado (policial) espanhol está complicado poder fazer muitas cousas, entre elas elaborar desenhos humorísticos (e se tem a ver com El-Rei, muito menos). Na Galiza as cousas não vão melhor, sobretudo após saber que o Partido dos Pepeiros Galegos levar aos julgados dous blogues de Ogrobe e de Cambados.

Não deixa de ser irónico que ao menos no caso do blogue cambadês, o seu próprio autor soubesse da denúncia… pola imprensa! Parece que mesmo o mínimo comum sentido da educação brilha pola ausência.

Polo que vemos, ainda há na Galiza muito regedor municipal que prefere tapar as suas vergonhas pola via judicial e não respondendo às acusações (se as houver) que se lhe realizam. Pois mal caminho o escolhido, porque embora todos saibamos que a cadeia sempre rompa polo elo mais fraco, antes ou depois acabarão virando as tornas.

O humor sempre foi considerado uma arma demasiado forte por dous motivos: 1) porque calha doadamente na sociedade, 2) porque o favor social faz difícil combatê-lo. Têm-se usado caminhos muito diferentes para combater o humor. Na Espanha têm o exemplo do que aconteceu com a revista satírica El Papus. Agora, como o uso da força está mau visto, procura-se esmagar o feble com a força legal.

Embora muito não possamos fazer, ao menos por enquanto, a nossa inteira solidariedade com os companheiros denunciados. Não estais sós.

 

ATUALIZAÇÃO 2015

Resgatando o blogue, acabei de ver, com satisfação, que os dous blogues referidos chegaram a incluir o banner por mim desenhado para os apoiar! :___)

000webhost logo