Correcção ortográfcia, predição meteorológica, actualização do blogue: as extensões mais úteis ou singulares do Firefox 2 [I]

Para mim, uma das maiores vantagens dos programas de código aberto (open source) são as extensões (também chamadas add-ons). Para quem não saiba, trata-se de uma série de ‘programinhas’, por assim dizer, que se integram no programa matriz dotando-o de funções adicionais.

Pois bem, hoje inauguro uma série de posts destinados a vos dar a minha opinião e valorização do que considero as extensões mais úteis (ou singulares) para o melhor navegador de internet do mundo: o Firefox 2.

  • O que ponho hoje? Com uma climatologia tão cambiante como a da Galiza, particularmente no inverno, resulta muito útil podermos consultar o tempo com a maior antelação possível. Se não nos fiarmos muito do critério do homem do tempo, sempre podemos botar mão do ForecastFox, uma extensão que nos diz o tempo para hoje em qualquer lugar do mundo e mesmo antecipa a predição para o dia seguinte. Muito útil, sobretudo, para quem alguns dias amencemos na Terra Chã e nos deitamos em Compostela.
  • Quê desastre, quê desordem! Habitualmente, quando navegamos pola rede gostamos de ter localizadas as nossas páginas favoritas. Para isso, os navegadores foram-nos facilitando uma opção chamada de ‘Favoritos’ ou ‘Marcadores’ (bookmarks), uns atalhos para as nossas webs de referência e que ficam localizados na interface do nosso navegador. Porém, se tivermos demasiados, é possível que acabemos por não atopá-los todos. O del.icio.us foi um serviço que nasceu para nos ajudar a organizá-los melhor, mas também para conhecer pessoas com gostos cibernéticos similares aos nossos (entre outras finalidades) graças ao uso de descritores ou etiquetas (tags) para identificar os atalhos. Pois bem, para nos ajudar nesta tarefa nasceu del.icio.us Bookmarks, uma extensão que nos dá ‘acesso directo’ às funcionalidades de del.icio.us sem necessidade de abrir a web, ao mesmo tempo que melhora (se é que tal cousa era possível) a organização dos nossos atalhos, notícias e referências cibernéticas em geral.
  • Quero baixar esse vídeo rabudo! Em muitas ocasiões, é praticamente impossível descarregar o conteúdo multimédia que aparece nalgum sítio web. Desde logo, sempre que um ficheiro está na web, é relativamente doado descarregá-lo se conhecermos a sua URL. Desde logo, aí está o quid da questão em sítios como o Youtube, onde a URL original dos ficheiros está ‘oculta’ e é (a priori) complicado descarregá-los. Precisamente, essa web contribuiu a fomentar a imaginação entre os programadores, e o Javi Moya foi dos primeiros em oferecer-nos soluções em linha (com a sua correspondente extensão para Firefox). Pois bem, uma outra extensão serve-nos como bom complemento da desenhada por Moya, mesmo para algumas webs que não figuram no seu catálogo: o Download Helper.
  • Para não perder nada. És dos/das que são fãs de algum(ns) blogue(s) em particular? Gostarias de saber quando é que estão actualizados? O que precisas é de um bom leitor de feeds. É claro, não falta uma extensão deste tipo no catálogo de hoje. De quantas tenho experimentado, para mim a melhor é Wizz RSS News Reader, um nome complicado e longo, mas inversamente proporcional à dificuldade do seu manejo: um programa simples, doado de usar e, sobretudo, tremendamente útil. Cada vez que o teu blogue ou blogues favoritos tenham alguma novidade, uma luz verde aparecerá. Enquanto fiquem sem actualizar, verás uma luz vermelha. Mais claro, água.

Dou por acabado este post, mas prometo que em breve haverá continuação. Como colofão, apenas lembrar mais uma funcionalidade que não é uma extensão em si: a correcção ortográfica. Na sua última versão, o navegador Firefox inclui um corrector ortográfico em língua portuguesa em tempo real (sempre que você tiver descarregado o explorador em português, como imagino que faria). Seja como for, há diferentes extensões para instalar correctores ortográficos noutros idiomas, sempre de forma muito simples.


Publicado

em

por

Etiquetas: