De beta tester com o beta Blogger

A patir do endereço beta.blogger.com já é possível criar blogues com as novidosas funções da sua versão beta(*). Pois deu-me por fazer um pouco de beta-tester por se tendes curiosidade por saber o que deparará a mudança.

Pretendia ilustrar isto com imagens, mas restringirei-nas ao necessário, por isso não ponho imagens sobre como se cria a conta, já que o processo é praticamente idêntico ao já conhecido (**).

O primeiro lugar onde vemos as novidades é no editor de text. As funcionalidades mais evidentes são o sistema de etiquetas (“labels”), assim como a possi:: modo de composição de postsbilidade de modificar a hora e data na que se enviou o post e permitir/rechaçar a opção de leitura dos comentários.

O sistema de subir imagens mantém-se idêntico, e tampouco se vem diferenças no editor de texto. Por exemplo, podiam oferecer opções adicionais de carregamento de ficheiros de imagem de tal forma que se pudessem estabelecer parâmetros como “padding”, “margin” ou “border” sem necessidade de usar o modo HTML. Tampouco estaria mal que acrescentassem suporte especial para tecnologias tão de moda como o Youtube (ou, ao menos, o Google Video…). Talvez mais adiante…!

Provavelmente, um outro dos apartados que me decepcionou um bocado é a pestana “Settings” (preferências), onde apenas se acrescenta a opção “perm:: preferências do blogueissões”, que possibilita que o nosso blogue seja totalmente público ou bem que somente o possamos ler nós ou as pessoas que escolhermos.

Não se pode dizer que seja uma novidade substancial. A sua maior utilidade (legal, que das outras já se me ocorrem umas quantas e nem penso dar ideias!) será a de dispormos de um blogue privado para fazermos os testes que depois implementaremos na nossa bitácora principal.

Onde parece que a equipa do Blogger centrou todo o seu engenho e saber-fazer é no apartado de personalizarmo:: mudar a aparência do blogue e outros parâmetross o blogue, onde inclui algumas das funcionalidades que no meu ver deveriam ir em “Settings” (mas é opinião pessoal).

Como se pode ver na imagem, há toneladas de opções (e nem todas aparecem, porque teria de saturar com capturas de ecrã, e dá o seu trabalho ;p). Na minha opinião, demasiadas opções. Quem mais rendimento vão tirar às funcionalidades deste apartado vão ser as pessoas pouco habituadas a manejar os estilos CSS ou o HTML. Desta forma, fazendo uso das inúmeras opções, será difícil que duas pessoas (se puserem deveras o seu empenho) tenham um blogue idêntico.

O melhor será que cada um crie a sua própria conta, experimente e veja se lhe paga a pena colher a alternativa (por se a alguém interessar, o meu betablogue é este).

NOTAS
(*): depois de criar uma nova conta beta, prova a fazer logout e depois faz login com a tua conta antiga. Verás como Blogger che permite criar um blogue com as novas funcionalidades desde a tua anterior conta (sempre que mantenhas as cookies activas).

(**): para fazer login numa conta betaBlogger, o nome de usuário que se deve fornecer é a direcção de correio electrónico com a qual se fez o registo.


Publicado

em

por

Etiquetas: