Entrevista com um dos gurus da interactuação tecnológica

O jornal El País publica uma interessante entrevista com Jesse James Garret sobre as possibilidades e evolução da interactuação na internet, particularmente graças à tecnologia Ajax.

Algumas das suas principais conclusões são:

Ânfora ática representando Aquiles e Ajax jogando um jogo durante a Guerra de Troia
Ânfora ática representando Aquiles e Ajax jogando um jogo durante a Guerra de Troia

A arquitectura da informação forma parte do processo de facer a web mais usável. Trata-se de organizar a informação de tal forma que as pessoas podam percebê-la e usarem-na. (…) cumpre pensar no modelo mental que tem o pessoal sobre o tema que se tratr, o jeito no qual se organiza essa informação e reflectir essa estrutura conceputual no modo no qual nós organizamos os dados.

Uma das possibilidades mais excitantes de Ajax econtra-se na sua aplicação nas redes internas das empresas, porque podes explorar mais ainda as suas capacidades, ao conheceres o tipo de rede ao que te enfrentas, o navegador que utilizam todos os clientes dessa aplicação e outros factores que ao serem deconhecidos noutras circunstâncias dificultam o trabalho de desenvolvimento.

O que nos ensina a experiência de Ajax é que a nossa capacidade para criar novas tecnologias é mutio mair que a nossa capacidade para aprendermos a usá-las de forma efectiva.

Um exemplo prático de Ajax tende-lo aqui.


Publicado

em

por

Etiquetas: