Um ‘tirón de orejas’

Josep Piqué e Carod-Rovira
Josep Piqué e Carod-Rovira

Com o galho da reunião entre o espanholista Josep Piqué e o republicano catalão Josep Lluís Carod-Rovira, saiu, como tantas outras vezes, o ‘senhor’ Jaime Mayor Oreja (euro-deputado, por sinal) para evidenciar o seu desacordo.

 

Desde luego, yo no hubiera ido nunca en estas condiciones, y con el papel político que desempeña ERC en Cataluña, a un encuentro con el señor Carod

 

Bom, essa hipotética situação, Dom Jaime, pressuporia acima de tudo uma intenção do senhor Carod por se reunir com você. E duvido muito que ele tivesse qualquer interesse nisso, mas não seria improvável visto o sempre correcto comportamento do republicano com quem pensa diferente dele. Vamos, tudo o contrário do qeu você…

Por certo, não deixa de resultar irónico (para mim ao menos) que tais afirmações as pronunciasse na apresentação do livro El suicidio de España. Digo-o por provirem de um indivíduo que pola sua intransigência e meteduras de soco acabou por se suicidar politicamente. Terá um óptimo soldo por fazer no Parlamento Europeu o mesmo que no basco: amolar ou simplesmente não acudir. Mas nem pinta nada lá nem muito menos polas Espanhas ou no País Basco. É um cadáver político. Um cadáver esquisito (na acepção galego-portuguesa, por suposto).


Publicado

em

,

por

Etiquetas: